Arquivo do Blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude acontece em Patrocínio dia 30 de outubro


Todos os jovens da Diocese de Patos de Minas já se movimentam para a participação no DNJ 2011 (Dia Nacional da Juventude) que este ano acontece em Patrocínio, dia 30 de outubro, a partir das 8h, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.

Os grupos e movimentos de Patrocínio, com apoio da coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude estão preparando uma grande festa para celebrar o DNJ que tem levado tantos jovens a edificar suas vidas em Cristo e firmes na fé construir a Civilização do Amor.

Neste ano, com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”, o DNJ quer além de celebrar a vida e luta da mulher, denunciar todos os tipos de discriminação que elas sofrem no mundo contemporâneo. Nesse sentido, a Igreja quer provocar no jovem uma reflexão sobre o que a luta de tantas mulheres na história, inspiram suas vidas enquanto cristãs e cristãos.

As inscrições encerram dia 15 de outubro, e podem ser realizadas pelo Blog da Pastoral da Juventude Diocesana, nos escritórios paroquiais ou com os coordenadores dos grupos e movimentos. A taxa de inscrição é no valor de R$ 5,00 e deverá ser entregue junto com a ficha de inscrição em cada escritório.

Confira a programação:

08h – Acolhida
08h30 – Palestra de Abertura - Dom Cláudio Nori Sturm
09h15 – Músicas/ animação
09h30 – Palestra Protagonismo Feminino - Irmã Joana
10h15 – Jornada Mundial da Juventude (Breve momento para se falar da JMJ, experiências e expectativas para a próxima Jornada no Rio de Janeiro)
10h30 – Músicas/ animação
11h – Celebração Eucarística
12h30 – Almoço
13h30 – Músicas/animação
14h30 – Oficinas
Protagonismo Jovem; preocupação com as questões sociais – Debate e ação
Juventude e o valor da vida – Campanha contra a violência e extermínio de jovens
Espiritualidade juvenil – Encontro pessoal com Cristo
Os desafios da missionariedade juvenil nos dias de hoje
Formação de coordenadores
15h30 – Teatro de encerramento

O que é o DNJ?

O Dia Nacional da Juventude é uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
Lembrando a mensagem deixada pelo Papa Bento XVI, no Estádio do Pacaembu, em 10 de maio de 2007: “as ameaças à dignidade humana requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando”.
Em sintonia com a mensagem do Papa, o DNJ quer despertar um processo de formação de “discípulos-missionários jovens” que possam ir ao encontro de todos os outros jovens ainda não atingidos pela mensagem cristã de esperança e paz.

Um comentário: