Arquivo do Blog

Atividades e Eventos


INCREVA-SE PARA O DNJ AQUI
Todos os jovens da Diocese de Patos de Minas já se movimentam para a participação no DNJ 2011 (Dia Nacional da Juventude) que este ano acontece em Patrocínio, dia 30 de outubro, a partir das 8h, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.

Os grupos e movimentos de Patrocínio, com apoio da coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude estão preparando uma grande festa para celebrar o DNJ que tem levado tantos jovens a edificar suas vidas em Cristo e firmes na fé construir a Civilização do Amor.

Neste ano, com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”, o DNJ quer além de celebrar a vida e luta da mulher, denunciar todos os tipos de discriminação que elas sofrem no mundo contemporâneo. Nesse sentido, a Igreja quer provocar no jovem uma reflexão sobre o que a luta de tantas mulheres na história, inspiram suas vidas enquanto cristãs e cristãos.

As inscrições encerram dia 15 de outubro, e podem ser realizadas pelo Blog da Pastoral da Juventude Diocesana, nos escritórios paroquiais ou com os coordenadores dos grupos e movimentos. A taxa de inscrição é no valor de R$ 5,00 e deverá ser entregue junto com a ficha de inscrição em cada escritório.

Confira a programação:

08h – Acolhida
08h30 – Palestra de Abertura - Dom Cláudio Nori Sturm
09h15 – Músicas/ animação
09h30 – Palestra Protagonismo Feminino - Irmã Joana
10h15 – Jornada Mundial da Juventude (Breve momento para se falar da JMJ, experiências e expectativas para a próxima Jornada no Rio de Janeiro)
10h30 – Músicas/ animação
11h – Celebração Eucarística
12h30 – Almoço
13h30 – Músicas/animação
14h30 – Oficinas
Protagonismo Jovem; preocupação com as questões sociais – Debate e ação
Juventude e o valor da vida – Campanha contra a violência e extermínio de jovens
Espiritualidade juvenil – Encontro pessoal com Cristo
Os desafios da missionariedade juvenil nos dias de hoje
Formação de coordenadores
15h30 – Teatro de encerramento

O que é o DNJ?

O Dia Nacional da Juventude é uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
Lembrando a mensagem deixada pelo Papa Bento XVI, no Estádio do Pacaembu, em 10 de maio de 2007: “as ameaças à dignidade humana requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando”.
Em sintonia com a mensagem do Papa, o DNJ quer despertar um processo de formação de “discípulos-missionários jovens” que possam ir ao encontro de todos os outros jovens ainda não atingidos pela mensagem cristã de esperança e paz.


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
PASTORAL DA JUVENTUDE REGIONAL LESTE II
Belo Horizonte, março de 2011.
                                                                                                
“Quem sabe isso quer dizer amor,
Estrada de fazer o sonho acontecer”
( Márcio e Lô Borges)

Olá gente amiga, estamos fortalecidos/as pela Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude que aconteceu em janeiro, em Imperatriz -MA. Iluminados pelo Tema: Missão e Profetismo, os mais de 80 delegados/as, representantes dos 17 regionais da CNBB, reafirmaram o desejo pela vida do nosso povo, em especial do povo jovem, pobre, excluído e marginalizado.
Das terras de Imperatriz ecoou o anúncio profético, da civilização do amor, de uma nova fase para a história da Pastoral da Juventude, pautada em seus projetos nacionais, compromisso e principalmente na vida das/os jovens que estão nos grupos de jovens.

Projetos Nacionais da Pastoral da Juventude

Ajuri: ampliar o projeto, promover o conhecimento e integração com a diversidade cultural de nosso país, bem como contribuir na afirmação da identidade cultural e social dos /as jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhas e rurais.

A Juventude quer Viver: ganhou muita adesão e visibilidade em especial por conta da Campanha Contra a violência e o extermínio de jovens com fóruns e seminários  realizados, mobilizando as dioceses.

Mística e Construção: Difundir os princípios de uma vivência espiritual cristocêntrica, mariana, comunitária e eclesial, leiga e missionária, encarnada e libertadora, orante e celebrativa. Alimentando os grupos de jovens com os elementos da espiritualidade da Pastoral da Juventude, que é a espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, no compromisso com a vida dos/as jovens e de todo o povo, na construção de uma Igreja liberadora e de uma sociedade justa.

Teias da Comunicação: A Comunicação sempre foi considerada uma das falhas mais latentes da Pastoral da Juventude, seja ela entre as instâncias, seja dentro no mesmo nível de organização. A internet se mostrou como a grande facilitadora nesta melhoria; os regionais hoje possuem blog’s, sites, perfis e comunidades nas redes sociais e listas de e-mails.

Caminhos de Esperança- Formação de lideranças e assessores/as: fortalecer a parcerias com a Rede de Centros e Institutos sobre juventude para um trabalho e reflexão e elaboração das propostas de formação existentes; propiciar escolas de formação nas dioceses e regionais; divulgar a coleção Na Trilha dos Grupos de Jovens; muitas dioceses/regionais têm oportunizado aos jovens formações, mas ainda não adéquam ao projeto existente.

Tecendo Relações: contribuir para a defesa da vida humana, com reflexão madura e aprofundada sobre as questões da sexualidade, afetividade, gênero e corporeidade.

E é com esse fortalecimento que queremos convidá-los/as e motivá-los/as para participar do Encontro Regional, temos muito para refletir e para compartilhar, iremos ter os espaços de exposição para as dioceses, por isso tragam fotos, bandeiras, camisas e tudo que vocês acharem importante para esse momento.
A presença de sua diocese é de extrema importância, pois cada diocese presente faz com que nossos trabalhos tenham mais sentido e aprofunda a certeza de que existem jovens que sonham e lutam pela vida de outros/as jovens.
              
Por isso fiquem atentos e anotem cada detalhe do nosso Encontro Regional da PJ

Data: 23 a 26 de junho de 2011.
Tema: Vida e missão neste chão.                            Lema: PJ: Estrada de fazer os sonhos acontecer
Iluminação: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras”. Lc 24, 32 
Número de participantes: 4 por diocese (3 jovens e 1 assessor/a)






 
 Caríssima Jovem;

Venha participar conosco do Encontro Vocacional Feminino no Seminário Maior "Dom José André Coimbra, em Patos de Minas - MG.

Será, sobretudo, um encontro de discernimento para as nossas jovens acima de 15 anos.

Dia 13 de março de 2011.
A partir das 7:30h.
Contato: 34-3822-7658
e-mail: smdjacnt@netsite.com.br

Antônio Alves
Serviço de Animação Vocacional Diocesano (SAV)