Arquivo do Blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Atividades Permanentes das PJs 2011


Atividades Permanentes das PJs refletem sobre segmentos mais vulneráveis as mazelas*.

As atividades permanentes das PJs sempre trazem em si reflexões sobre a vida da juventude, seus direitos e também sua luta.

A Semana da cidadania que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril ano que vem terá o tema: Juventude, terra viva. Vamos refletir a questão da Terra que mata tantos e tantas, mas também a juventude que é essa terra boa de que nasce grandes árvores que dão tantos frutos pra sociedade. O Lema: Da mãe terra, esperança e resistência, nos leva a repensar os modelos de desenvolvimento ao interior, ao campo, às comunidades ribeirinhas que tanto clamam pelos seus direitos e uma vida digna. A Parábola do semeador Mt 13, nos iluminará para vermos as terras em que cai a semente.

A Semana do estudante que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano de ser de 8 a 14 de Agosto, será iluminada pela Multiplicação dos Pães em Mc 6, 39-44, que iluminará a resistência e a perseverança dos jovens indígenas e negros que tanto sofrem desde a colonização desta Terra. O tema é: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência. No Lema: Dos tambores e cirandas, à luta pela vida traremos tantos elementos da cultura destes povos dos quais o Brasil tem uma grande dívida social.

Encerrando nosso ciclo de atividades em 30 de Outubro de 2011 o Dia Nacional da Juventude traz um tema muito antigo, mas que tem ganhado cada vez mais força nos temos atuais. Vamos Valorizar a Mulher com o Tema: Juventude e protagonismo feminino. Assim, daremos mais visibilidade a tantas jovens que doam suas vidas nos grupos de base, nos movimentos populares e sociais, nas ONGs, nas cordenações das Pastorais e na sociedade Brasileira. Com sua energia, beleza e resistência construirá nosso Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Tudo isso iluminado pela Mulher samaritana Jo 4,1-42.

Ano de 2011, ano de muita mística, muita luta, muita resistência em favor desses setores da juventude que são os mais atingindos pelas desisgualdades sociais.


FORÇA NA LUTA E NA RESISTÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário