Arquivo do Blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

CARTA- CONVITE Ampliada Regional da Pastoral da Juventude CNBB Leste 2


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Pastoral da Juventude Regional Leste II

Ampliada Regional da Pastoral da Juventude


Belo Horizonte, 17 de março de 2010

Amigos pejoteiros e pejoteiras do nosso regional Leste II,

“Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros
estão continuamente diante de mim.”
(Is 49,16)


Neste tempo de quaresma, em preparação para a Festa da Vida, anunciamos a chegada da Ampliada da Pastoral da Juventude Regional Leste 2, que esse ano acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de Maio, na ARPAS na cidade de João Monlevade (Diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano-MG).

Iluminados/as pelo tema: “Juventude e Vida” e pelo lema: ´´De mãos dadas marchamos em favor da Vida´´, a nossa Ampliada será um espaço de grande importância por seu caráter totalmente deliberativo. Nela iremos avaliar a caminhada dos dois últimos anos e traçar o plano de ação para a nossa caminhada enquanto PJ, durante os próximos dois anos. Este irá orientar a nossa ação pastoral junto aos grupos de base e nos diversos níveis de organização. A Ampliada é também um espaço para repassar os informes do Regional às dioceses presentes.

A Ampliada Regional da Pastoral da Juventude acontece a cada dois anos, com a participação de delegados diocesanos. As últimas Ampliadas ocorridas foram a de Divinópolis (Janeiro de 2007) e de Betim (Maio de 2008) que nos deu base para o nosso caminhar regional, a partir delas, ocorreu uma grande reestruturação da PJ em nosso regional.

Vivemos como Pastoral da Juventude do Brasil, o desejo de resgatar e reavivar a Utopia do Reino, com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que nos recorda que “A juventude quer viver”. Por ela expressamos o nosso sonho e empenho em construir um Brasil mais justo e mais digno para todos/as, em que a vida possa valer acima de todos os outros interesses. Construir um novo Brasil a partir de um projeto popular, que tenha como principal sujeito o povo brasileiro, de forma particular a juventude em situações de risco, é sem dúvida alguma, o sonho que envolve nossas mentes e nossos corações. Queremos, como Regional, afirmar esse projeto na nossa Ampliada Regional. A utopia é a essência do nosso caminhar e alimentá-la torna viva nossa esperança e nos faz dar um salto na construção de novos processos históricos.

Como meu grupo de base pode participar?

É com este espírito e com esta disposição que convidamos o seu grupo a participar conosco deste grande mutirão. Fale da Ampliada para os jovens do seu grupo, discuta com eles o tema e o lema e, principalmente nas atividades cotidianas ou em celebrações da comunidade, convide a todos/as para rezarem pela nossa Ampliada Regional e os envolva neste grande evento. Acreditamos que a vida dos grupos e a força da mística que move a caminhada de tantas e tantos jovens espalhados por este Regional irá dar força e discernimento aos delegados das dioceses. Se quiser enviar uma mensagem antes da Ampliada ou até mesmo durante as discussões, deixe-a no mural de recados do nosso blog: www.pjleste2.blogspot.com


Como minha coordenação diocesana pode participar?

Serão disponibilizadas 50 vagas para a Ampliada. Elas serão compostas por três pessoas por diocese, sendo uma para o representante diocesano junto à CRPJ e mais dois/duas jovens. As vagas serão preenchidas à medida em que as inscrições chegarem. Quando atingirmos o número de 50 pessoas, as inscrições serão suspensas. Por isso que os dados (nome, telefone, email, endereço e nome da diocese) dos representantes de cada diocese devem ser enviados até o dia 10/05/2010 para o email: ampliadaleste2@yahoo.com.br

Informações extras:
Ampliada Regional da Pastoral da Juventude – Leste II Tema: Tema: Juventude e Vida Lema: ´´De mãos dadas marchamos em favor da Vida´´ Iluminação bíblica: “Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.” (Is 49,16)

Data: 28 a 30 de maio de 2010 Local: ARPAS – R. Pe. Hidelbrando Freitas N° 135 Vila Tanque; João Monlevade - MG - Cep: 35.930-435. Como chegar? Distância de BH a João Monlevade - 108 km De BH para João Monlevade pegar o seguinte ônibus: * Gontijo Valor: 23,00 reais. * Presidente Valor: 24,50 De trem a passagem é 12,00 reais. Chegando à rodoviária (GRAAL) pegar o ônibus 30 e pedir ao motorista para parar próximo ao ARPAS Estação Ferroviária: ir ao ponto próximo ao antigo cassino, pegar o ônibus 156 ou31hospital( pedir ao motorista parar ponto próximo ARPAS) Investimento: R$ 40,00 O que levar: Ofício Divino da Juventude, material para anotações, trazer, roupa de cama (lençol, fronha e coberto), toalha de banho e materiais de higiene pessoal, por fim, leve toda sua garra, animação e disposição de jovem para construirmos juntos esse espaço.


“Esperamos contar com sua presença para juntos vivenciarmos as alegrias e anseios de sermos jovens e fazer da Pastoral da Juventude uma realidade concreta em todos os cantos do Regional Leste II.”


Recebam nosso cordial abraço,

Fernanda Breciani da Vitória
Secretária Regional da PJ

Ir. Cléo Mota - FI
Assessora Regional da PJ

Ir. Paulo Martins - FMS
Assessor Regional da PJ

Susana Maia
Assessora Regional

Dom Severino Clasen – OFM
Bispo de Araçuaí/MG
Bispo Responsável pela Juventude

...que o caminho seja brando a teus pés, o ventosopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre a tua face,as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, que Deus te guarde na palma de sua mão.

Assim seja! Até lá!

Realização:
CNBB
Pastoral da Juventude – Leste II

2 comentários:

  1. legal esse trabalho de vcs aproximam mais a juventude!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou da pastoral da juventude de arapiraca grupo de jovens alfa e ômega adorei o site ...fica melh0r pra nos ajudar poderiam colocar tb sujestões de reuniões do grupo de jovens ...Apesar da tragédia aqui em alagoas espero conta com a oração de todos vcs ai..beijos sucesso
    Secretária:rosi*

    ResponderExcluir