Arquivo do Blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Notícias PJ



ESTAMOS E MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS
Nos dias 20 e 21 de novembro de 2010 aconteceu em Betim no Centro Franciscano de Espiritualidade (CEFAS), a última reunião deste ano da Coordenação Regional da PJ. Vários assuntos guiaram nossa pauta durante esses dois dias, entre eles a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude que acontecerá de 08 a 15 de Janeiro de 2011, na cidade de Imperatriz no Maranhão, da qual teremos 9 vagas para delegados representantes do regional leste II, Patos de Minas é uma das dioceses contempladas com uma destas vagas. Para a Ampliada a Coordenação Nacional da PJ, está realizando uma pesquisa a fim de conhecer melhor a realidade dos jovens e a identidade dos grupos: a pesquisa é destinada a Grupos, Pastorais diocesanas, padres e assessores que acompanham a juventude. Ampliada de 2011 terá como tema PJ: Missão e Profetismo, e como Lema; Vamos juntos gritar, girar o mundo.
Chega de violência e extermínio de Jovens e como iluminação bíblica;
O meu desejo é a vida do meu povo (Est 7,3).
Outro assunto que merece destaque é a Campanha Nacional Contra Morte e o Extermínio de Jovens, realizada pelas Pastorais da Juventude do Brasil, a Campanha ganha cada vez mais visibilidade na sociedade e começa a despertar uma atenção especial da mídia. Devido isto, a Coordenação Nacional da campanha, resolveu adiar a data da Marcha Nacional Contra Morte e o Extermínio de Jovens que aconteceria em 2011, para 2012, com isto teremos mais o próximo ano, para trabalhar e divulgar a campanha em nossas cidades e dioceses. Para maiores informações sobre a Campanha, consulte o site oficial em: http://www.juventudeemmarcha.org/.
A reunião foi antes de tudo um espaço de comunhão e troca de experiências, conhecer a realidade das dioceses ali presentes, refletir um pouco sobre a caminhada da PJ no regional, sobre os 25 anos do DNJ, e sobre a situação do setor juventude, o que ele nos trouxe de bom desde a sua criação, e também algumas lacunas na evangelização dos jovens que o setor não tem conseguido preencher, entre elas a questão da perda da identidade por parte das PJ.s, e dos movimentos. Foi partilhado conosco também um pouco do que foi o congresso Latino americano de jovens, que aconteceu em Caracas na Venezuela.


DNJ 25 ANOS; JUVENTUDE MUITA REZA, MUITA LUTA E MUITA FESTA EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA.
Aconteceu dia 24 de Outubro na Paróquia São Sebastião de Guimarânia em São João da Serra Negra, havia jovens de diversas paróquias e cidades da diocese. Podemos contar com animação de uma banda, peças de teatro elaboradas por grupos de jovens, relacionados à temática da violência. Foi um dia de festa muita música, brincadeiras, mais foi também um dia de celebração de pensar nossa história e sonhar com nosso futuro, no final do dia contamos com a presença do nosso bispo Dom Cláudio, que falou aos jovens, em sua fala ele citou os sonhos, a paixão pelos mesmos e a falta de uma causa a qual dedicar a vida, e o protagonismo juvenil, o que hoje falta à maioria de nossos jovens, falou também dos sonho do desejo de ver em nossa diocese um Juventude Missionária. Logo após, juntamente com o Padre Sinésio ele encerrou o dia com a Celebração da Missa, agora ficamos na expetativa do que virão em 2011, quais projetos serão assumidos pela nossa juventude, e quais sonhos sonharemos juntos?

I FESTIVAL VIRTUAL DE MÚSICA E POESIA DA PJ - A COR DA JUVENTUDE.
No próximo dia 8 de dezembro a Pastoral da Juventude do Brasil escreverá, ou melhor, gravará mais um importante capítulo de sua História. Será a gravação do Programa Arena do Som, da TV Século XXI, exclusivo com músicas e poesias do I Festival Virtual de Música e Poesia da PJ - A Cor da Juventude.
Nos próximos dias as poesias e músicas classificadas estarão no site do festival http://www.acordajuventude.com.br para serem votadas pelo público. Apesar de estarem em votação, todas as classificadas participarão da gravação do programa. Além das músicas e poesias do festival, ainda serão tocadas músicas como a "Ciranda pela vida”, do CDL Musical que EMBALA a Campanha Contra o Extermínio de Jovens, o Hino e a proposta brasileira de hino que ficou em 2o lugar, do III Congresso Latino Americano de Jovens, que aconteceu em setembro deste ano na Venezuela.
Outra novidade, é que cada grupo/compositor irá enviar um vídeo falando da criação de sua música/poesia, de onde é, sua relação com os jovens, a comunidade, enfim, nos situar diante de sua obra já que será executada por outros. Este vídeo também fará parte do programa de TV. Não parando ainda, o cenário será sóbrio para compatibilizar com a campanha Contra o Extermínio da Juventude. A exibição será em Janeiro ou Fevereiro de 2011, com reprises garantidas para todo ano.

André Nogueira Guimarães PJ Diocese de Patos de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário