Arquivo do Blog

domingo, 23 de maio de 2010

DOMINGO DE PENTENCOSTES: O Espírito Santo que nos impulsiona na luta pela vida da juventude


Companheiras e companheiros que ousam sonhar/ser/fazer a PJ,

A paz esteja convosco!

Na liturgia de hoje celebramos o Pentencostes, vivenciamos o momento do Espírito Santo, (re)lembrando e (re)significando a experiência vivida pelas comunidades dos Atos dos Apóstolos, onde cada povo preservava a sua cultura e descobria na força impulsionadora do Espírito Santo, seu próprio jeito de seguir o Projeto de libertação de Jesus, de viver no meio dos/as oprimidos/as, vencendo as barreiras e desafios que impedem que a vida aconteça em plenitude e abundancia para todos/as . Como nos diz Dom Pedro Casáldaliga “É na vivencia comunitária, vivificada pela força e ação do Espírito Santo, que recebemos a motivação, e a esperança para enfrentar os desafios e sofrimentos do dia –a –dia”.

É este Espírito que na Palavra de Deus e na vida do povo, age de várias formas: é um sopro, vento que possui força criadora, Espírito que anima, discerne, , ilumina, inspira, profetiza, ressuscita, liberta, orienta. É na partilha, no serviço, na superação dos desafios colocados no caminho de seguimento á Jesus Cristo, que vivemos a experiência da presença do Espírito Santo. O Espírito Santo é essa energia vital que coloca nos coloca em sintonia com o Projeto de Deus e nos impulsiona para Missão.

Na segunda Leitura de hoje (...citar), o versículo “A cada um é dada a manifestação do espírito em vista do bem comum” , que possamos sentir essa manifestação do Espírito em nossas vidas,não só de forma singular e individual , mas profundamente coletiva e comunitária, em nossos Projetos de vida, percebendo o nosso papel enquanto cristãos na causa pelo bem comum, na Construção do Reino.

“A paz esteja convosco como o Pai me enviou, também eu vos envio” (...)


Que a presença libertadora do Espírito Santo, neste Pentecostes, nos provoque,inquiete, alimente a nossa esperança, nos enviando sempre, na luta pela vida da juventude!

Por Elis Souza dos Santos – Coordenadora Nacional da PJ – Regional NEIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário