Arquivo do Blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana da Cidadania 2010



A Semana da Cidadania em 2010, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, quer falar dos sentidos do trabalho para a vida da juventude. O trabalho é central para a vida humana. Por isso, é preciso denunciar quando ele se torna injusto e desumano à medida que o capital e o lucro assumem maior importância do que a vida. É preciso anunciar a possibilidade de organizarmos novas formas de trabalho, mais criativas, solidárias, fraternas e justas.

Realizada sempre entre 14 e 21 de abril, a Semana da Cidadania é elaborada pelas Pastorais da Juventude do Brasil em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Juntamente com a Semana do Estudante e o Dia Nacional da Juventude ela compõe as atividades permanentes propostas pelas Pastorais da Juventude do Brasil todos os anos.

O objetivo principal é fazer com que a juventude reflita em grupo mais profundamente algumas questões do seu cotidiano e se organize em torno do projeto de mundo que desejamos, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as outras organizações que partilham do mesmo sonho.

Nossa gratidão em nome de toda juventude brasileira ao Instituto Paulista de Pastoral e a todos e todas que contribuíram na elaboração deste material. O Deus da vida há de recompensar quem se dedica à causa juvenil. Que o sonho de uma cidadania verdadeira, profundamente comprometida com a justiça social, nos motive a enfrentar os ventos contrários ao Reino anunciado por Jesus. E que o Espírito de Deus, presente em Jesus Cristo, sopre novos ventos, de dignidade e de esperança, para a juventude brasileira.

Clique nos links a seguir para baixar os materiais da Semana da Cidadania (SdC) 2010, a fim de trabalhar e refletir os temas junto ao seu Grupo de Jovens:

Capa
http://pjpira.files.wordpress.com/2010/03/capa_final.pdf

Livreto de estudos
http://pjpira.files.wordpress.com/2010/03/cartilha-final.pdf

Outros textos relacionados ao assunto, organizados pelo IPJ
http://sites.google.com/site/insitutopaulistadejuventude/home/semana-da-cidadania

Fonte: PJ de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário