Arquivo do Blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Patos de Minas no Curso de Inverno 2009



















Nos dias 19 a 26 de julho aconteceu em Belo Horizonte, no Instituto Santo Tomás de Aquino o Curso de Inverno 2009, realizado pelo IPJ Leste II (Instituto de Pastoral da Juventude). Participaram do curso, jovens da região metropolitana de Belo Horizonte, e de diversas cidades do interior mineiro, além de jovens representando os estados do Pernambuco e do Espírito Santo; a Diocese de Patos de Minas também esteve presente representada por mim. O curso aconteceu durante toda a semana e na oportunidade tivemos a alegria de contar com diversas palestras, dentre as quais podemos citar:


 “E a Igreja se fez jovem.” Palestrante: Renato Sousa de Almeida.
 “Juventude e Relações de Gênero.” Palestrante: Renata Carvalho da Silva
 “Juventude e Segurança Pública.” Palestrantes: Naiara Napoli e Valtecir Santos
 “O Divino no Jovem.” Palestrante: Padre Wander Torres Costa.

Além de diversas oficinas:

 Como cuidar da pessoa no grupo de jovens,
 Participação social no grupo de jovens,
 Arte: Teatro e Música,
 Comunicação comunitária,
 Dinamização do grupo de jovens,
 Vivência da fé e mística no grupo de jovens.

O curso também foi marcado pelas missões que foram realizas na quinta feira dia 23/07 onde fomos convidados a ir de encontro com a realidade, minha experiência foi visitar uma comunidade que existe um programa: “Fica Vivo”, este programa é instalado em áreas onde existe um alto índice, de criminalidade, violência e tráfico de drogas, o qual surge como uma nova proposta para o jovem dentro de uma realidade que na maioria das vezes não lhe dá novas opções de escolha. Depois que cada um voltou de sua missão compartilhou entre os grupos as diversas experiências que houve e o conhecimento que se adquiriu.

Não devemos olhar para a realidade e para as mazelas que afetam a sociedade com o nosso ponto de vista, mas a partir da visão de quem sofre diretamente com isso.

Outro ponto marcante do curso foi à presença de Dom Severino, Bispo de Araçuaí, responsável pela Pastoral da Juventude no Regional Leste II, que compareceu apenas no sábado para celebrar a missa de envio, mas que deixou claro que a vida deve ser defendida sempre: nas mais diversas situações. Desejo que também está estampado no rosto de muitos dos nossos jovens, em especial nos jovens da PJ. Como diria o amigo Ir. Joilson, um dos assessores responsáveis pelo IPJ, no nosso regional o curso foi “um acontecimento”.

Agora faço um convite para toda a juventude de nossa Diocese, para que nos preparemos para o nosso DNJ (Dia Nacional da Juventude) que acontecerá dia 25 de Outubro, em Patos Minas, com a presença do nosso bispo Dom Cláudio Nori, onde vamos gritar bem alto “Contra o extermínio da Juventude na luta pela a vida - Juventude em Marcha contra a violência”. Logo depois vamos fazer uma caminhada até o Parque de exposições para participar da missa que será celebrada por Pe. Reginaldo Manzotti.

Um grande abraço a todos os jovens!

Autor: André Nogueira Guimarães
PJ Diocese Patos de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário