Arquivo do Blog

quarta-feira, 22 de julho de 2009

I Encontro Diocesano de Formação de Lideranças da Pastoral da Juventude
















Salve Gente Amiga!

A Pastoral da Juventude da Diocese de Patos de Minas começa a mostrar seu rosto. Nos dias 18 e 19 de Julho, realizou-se na Casa de Cursilho de Patos de Minas, o “I Encontro Diocesano de Formação de Lideranças da Pastoral da Juventude”. O encontro contou com a presença de 93 jovens, representando 24 paróquias das 38 de nossa Diocese.

Foram dois dias de muito entrosamento, partilha, oração e principalmente formação. O grande objetivo do encontro foi apresentar a Pastoral da Juventude e seu jeito de ser aos jovens de nossa Diocese. Para isso, contou-se com momentos de espiritualidade direcionados pela mística da PJ e com uma série de palestras que suscitaram na juventude diocesana a certeza de que é possível ser agente de transformação por meio da missionariedade PJoteira.

As palestras foram as seguintes:
• “Valorização da pessoa do jovem” (Padre José Ricardo Lucas);
• “O que é PJ, desafios e perspectivas na Diocese” (Fernando Lucas T. Magalhães);
• “Como formar líderes nos grupos de jovens” (André Nogueira);
• “PJ a nível Setorial” (Padre Sinésio Lucindo Mendes).

O encontro também contou com a presença do bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm que, como um verdadeiro pai, faz questão de acompanhar a Pastoral da Juventude de perto, dando o apoio necessário e votos de confiança aos jovens.

Por várias vezes durante o encontro, aconteceram “rodas de conversa” divididas por setor, que resultaram na formação da coordenação diocesana da Pastoral da Juventude, com representantes de todos os setores da diocese. Passo muito importante e fundamental para que a juventude diocesana caminhe no mesmo compasso, trabalhe em ação conjunta e partilhe experiências de vida.

Enfim, a alegria é geral e o sonho de articular a juventude da diocese começa a se tornar realidade. Confiantes na providência de Deus, e amparados por Maria, nossa Boa Mãe, a Pastoral da Juventude da Diocese de Patos de Minas segue firme e forte.

“PJ aqui! PJ lá! PJ em todo lugar!”

Autor: Fernando Lucas Teixeira Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário