Arquivo do Blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Solenidade de Corpus Christi em Patos de Minas












A solenidade de Corpus Christi é uma expressiva manifestação pública da fé no Sacramento da Eucaristia. Por isso percorrer as ruas é imprescindível na comemoração desta festa. É a procissão mais importante e dela todos os fiéis são chamados a participar, pois é a devoção popular que dá a ela um toque especial.

No Brasil, uma tradição ganha às ruas das cidades: os longos tapetes ornamentados que dão um colorido especial à procissão Eucarística.

Em Patos de Minas, as paróquias se unem para enfeitar as ruas, mostrando a devoção e fé, nos tapetes feitos de vários materiais, diverso desenhos que recordam, principalmente, a presença de Cristo Eucarístico.

A tradição vem de muitos anos na cidade envolvendo as oito paróquias e milhares de voluntários.

Portanto, no dia 11 de junho, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi. Solenidade que teve início no século XIII, na pequena cidade italiana de Bolsena. A celebração do Corpo de Cristo acontece na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário